quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MOTIVAÇÃO EM CARNE E OSSO


No dia 01 de outubro,recebemos a presença do Cláudio Luciano Dusick(Claudinho) que veio por solicitação minha (Verônica) e da Geneci conversar com o grupo,trazendo sua história de vida ,marcada pela persistência e superação.Claudinho ficou duas horas conosco,aliás duas horas que nem sentimos passar,foram momentos de emoção e reflexão.
Cláudio fala das nossas escolhas e das nossas atitudes perante aos obstáculos que a vida nos impõe,trazendo como exemplo sua própria superação ,uma vez que é cadeirante e mesmo com os movimentos quase nulos conseguiu formar-se em psicologia,sendo hoje assessor da SMEE ,vice presidente do Conselho Municipal de Educação,tendo ainda em seu currículo vários cursos e atualmente cursando uma pós graduação.
Seu exemplo de vida calou no grupo e com certeza foi um dos momentos vividos na Raio de Sol que jamais será esquecido.

A FAMÍLIA NA ESCOLA UNIÃO QUE DÁ CERTO



Mais uma vez o pilar " aprender a conviver" é contemplado nas ações que envolvem as relações com as famílias.
Foram os tempos em que a escola desempenhava suas funções com soberania,hoje acalentada pelos novos tempos e conscientes de que somar forças faz a diferença,a EMEI Raio de Sol no dia 06 de agosto trouxe para dentro da escola a família,e,juntos aos profissionais que aqui atuam participaram de várias oficinas como conserto de brinquedos,culinária,artesanato,entre outros.
Foi um encontro onde pais e escolas criaram , recriaram,trocaram e surpreenderam,mas acima de tudo se fortaleceram sustentados pelas relações de troca consciente e responsável,
por/Geneci Mara da Rosa e Silva
orientadora educacional

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Avaliação

As crianças apresentam maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações, de interagir com os objetos do mundo físico.
Em nosso trabalho escolar podemos aprender a buscar curiosa e investigamente esse modo próprio de agir das crianças, suas brincadeiras, suas expressões, sem, entretanto, analisá-las em relação as nossas próprias expectativas sobre elas. Para a oportunização de ações educativas, temos que considerar a cada dia mais importante essa atitude de observação, análise e reflexão quanto às manifestações das crianças no seu significado essencial de fundamento á continuidade do trabalho.
A avaliação da Educação Infantil deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não tendo o objetivo de promoção “[...] não deve ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma de classificar e estigmatizar as crianças, não levando em conta todos os acontecimentos que acompanham todo o cotidiano em questão” (LDB, 1996, Art.31).
Assim, a ação avaliativa deve ser essencialmente contrária a uma concepção de julgamento de resultados, principalmente por confiar nas possibilidades próprias das crianças, negando a determinação de comportamentos, e por introduzir a perspectiva da avaliação como fundamento da ação educativa a partir da valorização das crianças em suas manifestações.
Partindo dessas perspectivas, buscamos um modelo democrático e participativo, utilizando a avaliação diagnóstica juntamente com a formativa, por possibilitarem uma ênfase maior do processo ensino/aprendizagem.
Segundo Hoffmann, avaliação deve ser mediadora, onde “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento” (1996, p.31).
A avaliação é um processo contínuo que deverá, em nossa escola, ser documentado semestralmente, através de pareceres descritivos compreendendo a fase de desenvolvimento em que cada criança se encontra, respeitando suas capacidades de acordo com sua faixa etária e sua individualidade em aspectos sócio-afetivos e psicomotores, valorizando seu crescimento, levando em consideração suas mudanças, dificuldades e aprendizado no decorrer de todo o processo, através de dados coletados no decorrer do tempo.
Quatro tipos de estratégias serão utilizados para proceder à avaliação:
1. Reflexões periódicas sobre o trabalho diário, através de relatório;
2. Registro da história escolar vivida pela criança;
3. Conselho de Classe, envolvendo todos os educadores que atuam na turma, inclusive os professores do suporte pedagógico e Equipe Diretiva;
4. Portifólio do professor contendo o projeto inicial com competências e habilidades, planos e materiais referentes aos temas desenvolvidos durante a caminhada pedagógica, podendo ser este confeccionado por temas ou períodos.
A avaliação não será apenas da criança, mas de todo o trabalho pedagógico oferecido a ela, repensando e modificando sempre que necessário.
A avaliação antecede, acompanha, sucede o trabalho pedagógico, possuindo, pois, funções diferentes conforme o momento em que se dá.

TEXTO EXTRAÍDO DO PPP DA EMEI RAIO DE SOL

Idoso Fonte de Sabedoria











No mês de setembro a escola se mobilizou em torno do "aprender a conviver" através do projeto "Idoso Fonte de Sabedoria".Entre as atividades destacamos:
* pesquisa da situação do idoso em relação a saúde.situação financeira e papel que exerce na educação dos netos;
* divulgação do estatuto do idoso,através de panfletagem;
* culinária de um bolinho para presentear os idosos do asilo e avós da escola;
* chá dos avós da escola para confraternização;
Foram momentos únicos ,marcados por muita emoção!

REFLEXÃO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Em nosso PPP,optamos por trabalhar a partir de Competências e Habilidades ,somos os pioneiros no município,ou seja a única escola que as tem expressa em sua metodologia.O estudo iniciou a partir dos Quatro Pilares da Educação ( aprender a ser, aprender a conviver,aprender a fazer e aprender a aprender),eles nos deram a base ,pois são indissociáveis.

Áreas do desenvolvimento x Quatro pilares da Educação

Cognitiva: Aprender a aprender
Aborda as capacidades que permitem compreender o mundo e de atuar nele através do uso da linguagem ou mediante resoluções problemáticas que se apresentam.
Afetiva: Aprender a ser
Engloba os aspectos relacionados com as possibilidades de sentir-se, bem consigo mesmo (equilíbrio pessoas) o que permite confrontar-se com situações e pessoas novas e ir estabelecendo situações cada vez mais alheias bem como atuar no mundo em que o rodeia.
Social: Aprender a conviver
Aborda as questões que envolvem a coletividade e o convívio social, estabelecendo relações com o outro e com o ambiente, visando a expansão social para além do convívio familiar.
Motora: Aprender a fazer
Inclui tudo aquilo que se relaciona com a capacidade de movimento do corpo humano, tanto em sua globalidade como em segmentos corporais.

A partir desta compreensão partimos para organização do nosso planejamento diário.Neste momento surge a questão: " Como selecionar e articular os conteúdos?"
Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das turmas que compõem a escola.
O modo como são organizados esses conteúdos, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.
Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
Neste sentido a seleção de conteúdos tem ênfase em três aspectos importantes: interação, vivências e conhecimentos prático-científicos.

HISTÓRIAS ENCANTADAS

Era uma vez...
Conheça as histórias encantadas pelo site
Contadores de Histórias Encantadas:
www.historiasencantadas.com.br
08007702969

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Sou suspeita pra falar,mas nosso V Seminário foi muito bom,trouxemos experiências da própria escola(Marisete Schmidt,Luisa Moutinho,Amábile Silva e Natálie Souza)além de duas palestrantes que superaram as expectativas:Marilene Castro e Tanise Ramos Muller.