terça-feira, 25 de outubro de 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Em nosso PPP,optamos por trabalhar a partir de Competências e Habilidades ,somos os pioneiros no município,ou seja a única escola que as tem expressa em sua metodologia.O estudo iniciou a partir dos Quatro Pilares da Educação ( aprender a ser, aprender a conviver,aprender a fazer e aprender a aprender),eles nos deram a base ,pois são indissociáveis.

Áreas do desenvolvimento x Quatro pilares da Educação

Cognitiva: Aprender a aprender
Aborda as capacidades que permitem compreender o mundo e de atuar nele através do uso da linguagem ou mediante resoluções problemáticas que se apresentam.
Afetiva: Aprender a ser
Engloba os aspectos relacionados com as possibilidades de sentir-se, bem consigo mesmo (equilíbrio pessoas) o que permite confrontar-se com situações e pessoas novas e ir estabelecendo situações cada vez mais alheias bem como atuar no mundo em que o rodeia.
Social: Aprender a conviver
Aborda as questões que envolvem a coletividade e o convívio social, estabelecendo relações com o outro e com o ambiente, visando a expansão social para além do convívio familiar.
Motora: Aprender a fazer
Inclui tudo aquilo que se relaciona com a capacidade de movimento do corpo humano, tanto em sua globalidade como em segmentos corporais.

A partir desta compreensão partimos para organização do nosso planejamento diário.Neste momento surge a questão: " Como selecionar e articular os conteúdos?"
Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das turmas que compõem a escola.
O modo como são organizados esses conteúdos, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.
Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
Neste sentido a seleção de conteúdos tem ênfase em três aspectos importantes: interação, vivências e conhecimentos prático-científicos.

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