terça-feira, 25 de outubro de 2011

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Avaliação

As crianças apresentam maneiras peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações, de interagir com os objetos do mundo físico.
Em nosso trabalho escolar podemos aprender a buscar curiosa e investigamente esse modo próprio de agir das crianças, suas brincadeiras, suas expressões, sem, entretanto, analisá-las em relação as nossas próprias expectativas sobre elas. Para a oportunização de ações educativas, temos que considerar a cada dia mais importante essa atitude de observação, análise e reflexão quanto às manifestações das crianças no seu significado essencial de fundamento á continuidade do trabalho.
A avaliação da Educação Infantil deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não tendo o objetivo de promoção “[...] não deve ser encarada como um julgamento, pois isso seria uma forma de classificar e estigmatizar as crianças, não levando em conta todos os acontecimentos que acompanham todo o cotidiano em questão” (LDB, 1996, Art.31).
Assim, a ação avaliativa deve ser essencialmente contrária a uma concepção de julgamento de resultados, principalmente por confiar nas possibilidades próprias das crianças, negando a determinação de comportamentos, e por introduzir a perspectiva da avaliação como fundamento da ação educativa a partir da valorização das crianças em suas manifestações.
Partindo dessas perspectivas, buscamos um modelo democrático e participativo, utilizando a avaliação diagnóstica juntamente com a formativa, por possibilitarem uma ênfase maior do processo ensino/aprendizagem.
Segundo Hoffmann, avaliação deve ser mediadora, onde “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento” (1996, p.31).
A avaliação é um processo contínuo que deverá, em nossa escola, ser documentado semestralmente, através de pareceres descritivos compreendendo a fase de desenvolvimento em que cada criança se encontra, respeitando suas capacidades de acordo com sua faixa etária e sua individualidade em aspectos sócio-afetivos e psicomotores, valorizando seu crescimento, levando em consideração suas mudanças, dificuldades e aprendizado no decorrer de todo o processo, através de dados coletados no decorrer do tempo.
Quatro tipos de estratégias serão utilizados para proceder à avaliação:
1. Reflexões periódicas sobre o trabalho diário, através de relatório;
2. Registro da história escolar vivida pela criança;
3. Conselho de Classe, envolvendo todos os educadores que atuam na turma, inclusive os professores do suporte pedagógico e Equipe Diretiva;
4. Portifólio do professor contendo o projeto inicial com competências e habilidades, planos e materiais referentes aos temas desenvolvidos durante a caminhada pedagógica, podendo ser este confeccionado por temas ou períodos.
A avaliação não será apenas da criança, mas de todo o trabalho pedagógico oferecido a ela, repensando e modificando sempre que necessário.
A avaliação antecede, acompanha, sucede o trabalho pedagógico, possuindo, pois, funções diferentes conforme o momento em que se dá.

TEXTO EXTRAÍDO DO PPP DA EMEI RAIO DE SOL

Nenhum comentário: