quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMO É BOM BRINCAR !

Semana passada ,olhando o planejamento do maternal ,observei uma atividade voltada a música e ao devolver o planejamento para a professora ,disse-lhe: - me chama que eu quero participar .E assim foi a profe me chamou e foi muito bom,nos divertimos com a criançada que adorou a proposta.Ali rolou de tudo;socialização,afetividade,aprendizagem ,movimento.Olha os quatro pilares aí nos rondando!
Bom não foi só as crianças que adoraram,eu e as profes curtimos muito,apesar de quase não termos fôlego para acompanhá-los(he,he),pois não queriam parar,quando uma música terminava diziam : _ Oh! vai começa ota! Uma graça! Só consegui sair de lá com a promessa de voltar para repetir a dose.
Parabéns profe Carla e profe Jéssica.

"Segundo Kátia Bonfanti, para vermos como a criança inicia ou da continuidade ao processo de desenvolvimento precisamos observar como a criança brinca, onde cita ":
 Trabalha a questão cuidado e a função dos brinquedos e brincadeiras, muitos brinquedos são usados de forma agressiva;
 Enquanto a criança brinca reflete sua estruturação mental, o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo emocional;
 O brincar acompanhado de perto é o fio da meada do processo de desenvolvimento infantil, possibilitando, como a criança evoluiu numa forma cada vez mais abstrata organizada e significativa, construindo a tomada de consciência de si e do outro na relação;
 Desenvolve a organização e a dramatização;
 Criança revive situações, transmite como as vê, viu ou vivenciou e, ainda como gostaria que tivesse acontecido;
 Adquirem características sociais aceitando brincadeiras como regras;
 Organiza a flexibilidade para aceitar momentos de frustrações, ex: jogos, perdas.

Nenhum comentário: