terça-feira, 19 de agosto de 2008

II Seminário de Educação Infantil da EMEI Raio de SOL


Nós da EMEI Raio de Sol, como profissionais da educação, sentimo-nos cada vez mais responsáveis em auxiliar nossos alunos a
construírem suas aprendizagens, contribuindo para a socialização dos mesmos,
visando o crescimento e o desenvolvimento de cada indivíduo. Para tanto, através da troca de experiências buscamos estender nossas ações aos demais profissionais da área que tem como filosofia o mesmo objetivo.
Nesta perspectiva nasceu em 2007 nosso I Seminário de “Educação Infantil”, intitulado! Escola Infantil :Que Lugar é este? visando desenvolver o diálogo voltado aos profissionais da área da educação, fomentando o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem, através da exposição das experiências e vivências do dia-a-dia nas escolas de Educação Infantil do município de Esteio.
Em 2008 , buscando beneficiar as crianças assistidas com a implantação das ações bem sucedidas expostas no seminário em 2007 iniciamos o evento com a sguinte mensagem:


Aos Educadores Infantis...


Falar sobre formação de professores é pensar a educação além do ensino. Ela se dá na busca da realização do ser humano na sua tripla dimensão: individual, social e transcendental.
“...Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me inseri na busca, não aprendo nem ensino.” (Paulo Freire,1998,p.95).
Nós Educadores da EMEI Raio de Sol em nossa constante busca pelo aperfeiçoamento, procuramos através da Formação Continuada e consequentemente deste Seminário, contribuir para instrumentalizar a prática cotidiana da Educação Infantil, não para dar receitas, mas para fomentar e desencadear o entender deste maravilhoso universo infantil com todas suas cores , sabores e aromas.
Acreditamos que tudo que precisamos saber esta ali naqueles sorrisos, naqueles choros e manhas, nos becos e ruas, no inevitável olhar sensível do qual nos fala Madalena Freire.
O desafio está lançado e acreditamos que somente sendo autores de nossa práticas, poderemos nos comprometer com seus sucessos e insucessos, redimensionando assim nosso fazer pedagógico,lembrando sempre as palavras de Paulo Freire que diz: “...Aprender para nós é construir ,reconstruir constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.” (Paulo Freire,1998. P.77).
Confiram qual foi nossa programação!


Um comentário:

Simone disse...

À Equipe de Profissionais da EMEI Raio de Sol!
Parabéns pela iniciativa. Desculpem a demora pelo comentário, mas o Seminário estava 10, com temas muito pertinentes aos educadores da infância.
Um grande abraço NAEI/SMEE